Dog walkers, lavanderia, serviços de limpeza, serviços de reparo e entregas. Esses são alguns dos serviços que você pode requisitar para o seu lar atualmente. Mas o maior problema desses serviços é que eles necessitam que os clientes estejam em casa para entregar um produto ou realizar um serviço. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não tem tempo de sobra para estar presente em casa e presenciar esses tipos de serviço. Então como solucionar esse problema? A automação residencial pode solucionar esse tipo de problema.

A tecnologia inteligente residencial pode começar a realizar esses serviços quando o cliente não estiver presente. Em Outubro, a startup August, que está desenvolvendo a smart lock – uma fechadura inteligente – anunciou que fez uma parceira com 12 serviços residenciais, incluindo a empresa de limpeza e reparos Handy e a empresa de dog-walking Fetch para formar uma nova plataforma chamada “August Acess”.

A nova plataforma permite que o proprietário da smart lock utilize os serviços residenciais sem se preocupar em estar presente para receber entregas ou receber os prestadores de serviço.

E como funciona esse serviço de automação residencial?

Os proprietários escolhem um serviço, como por exemplo o Fetch, e avisa a empresa um dia e horário que o seu cão deve ser levado para passear. Então, o Fetch disponibiliza um acesso virtual à casa do cliente para que o dog-walker busque e deixe o animal simplesmente usando um smartphone para destrancar a porta. Após a realização do serviço, o acesso virtual é destruído e não pode ser utilizado novamente.

Esse é o próximo passo em automação residencial. Com os objetos de casa conectados à internet, eles serão capazes de sincronizar com outros serviços online que já utilizamos como entregas e compras.

Embora a utilização de objetos inteligentes nas casas seja muito pequena, esse segmento de mercado tende a decolar. E as pessoas podem conseguir o que elas querem na hora querem. Essa atitude só ajudará à adoção da automação residencial pelos usuários, afirmou Jason Johnson – CEO da August – em entrevista ao blog Tech Insider.“Usuários podem escolher usar esses serviços e não se preocupar. Com August Acess, o processo é feito de forma confiável e segura” acrescentou Johnson.

Por enquanto o serviço só está disponível em algumas localidades nos Estados Unidos. A August está impulsionando a utilização desse tipo de serviço para que os consumidores tenham um outro tipo de visão a objetos inteligentes, uma visão onde o novo conceito desses serviços automatiza o dia a dia com maior praticidade e menos custo.