Muitas pessoas não entendem a relação entre o design e o usuário. Qual é a real relação entre design e consumidor?

O dinamismo da tecnologia e o crescimento da internet desenvolveu a necessidade das empresas adentrarem no mundo virtual. A criação de endereços virtuais para divulgação e venda de produtos, serviços e conteúdos, que há pouco tempo atrás era considerado um diferencial, já são ações triviais para operações com foco na presença online. Hoje, apenas estar na web não é mais um diferencial, os sites necessitam de um design pensado no usuário.

A internet é hoje a ferramenta de maior alcance e a uma das mais eficientes ferramentas de marketing, possibilitando a publicação de conteúdo de forma rápida, objetiva e direcionada à maneira que o consumidor visualiza e absorve as informações, sendo assim o maior diferencial dos sites.O único modo para se diferenciar de outros sites é através de um design que otimize a experiência do usuário.

A real relação entre o design e o consumidor é a experiência que o design de um site, aplicativo ou plataforma pode passar para esse consumidor. Quanto mais acessível e organizado for o projeto digital, maior será a atenção obtida, acarretando em um crescimento de vendas e feedbacks positivos.

Design: Relação de comunicação com o usuário

O design como diferencial à concorrência

Web design ou design web é uma vertente do design responsável pela concepção da arquitetura de sites, com estrutura de interfaces desenhadas para atrair o usuário. O design para web agrupa os conceitos de usabilidade para sites, transmitindo informações de maneira eficaz ao usuário. As ações devem ser conceituadas de forma correta, desde o briefing até a finalização do layout.

Podemos definir essas ações em passos:

  • Primeiro passo: Definir objetivos, serviços que serão oferecidos, público-alvo e diferencial.
  • Segundo passo: Definição estrutural do site, conhecida como arquitetura da informação. Nesse passo, a finalidade é contemplar os objetivos e tornar a experiência do usuário acessível e adequada da forma mais rápida possível.
  • Terceiro passo: Definição de l O layout interliga os elementos do site ao usuário, sendo assim necessita transmitir as informações de modo mais preciso possível para que o usuário tenha um melhor entendimento.
  • Quarto passo: Desenvolvimento do site nos navegadores. É o último passo, onde o site está prestes a sair do campo das ideias para ser colocado em prática. É vital seguir os padrões da W3C (Web Standarts) para que seja viável a utilização do site em qualquer dispositivo. 

Saiba como utilizar o Web Design como um diferencial na criação de sites:

Saiba Mais