Design responsivo é um conceito que aborda a construção de projetos digitais que se adaptam a qualquer dispositivo, adequando o projeto a qualquer tamanho de tela ou plataforma.

A cada dia que passa são criados novos dispositivos com variados tamanhos de telas, definições e resoluções. A saída para os designers e desenvolvedores conseguirem adequar o projeto a todo os dispositivos sem ter que criar inúmeras versões de layout e sites, é criar um site responsivo.

Estamos na era em que a maioria dos os segmentos do mercado são voltados para a experiência do usuário, por isso a informação não pode ser restringida ou passada de forma diferente em cada dispositivo. A responsividade é vital para que esse processo de unificação da informação seja eficaz.

Design Responsivo: Compatibilidade é essencial

 

“Conteúdo é como água”: Desenvolvimento de Sites Responsivos

O designer, desenvolvedor e fundador da Global Moxie – uma empresa especializada em estratégias de design para mobile e experiência do usuário –  Josh Clark, compartilhou um artigo chamado “Seven Deadly Mobile Myths” (7 mitos do mobile que já estão “mortos”) onde aborda as questões de compatibilidade para mobile e a questão da cultura de plataformas.

Ele aborda especificamente a questão da responsividade na discussão do 6º mito, onde afirma que a plataformas para mobile não são feitas somente de aplicativos. Clark afirma que os designers estão muito focados em desenvolver aplicativos e obcecados em fazer apresentações sem pensar no conteúdo.

Clark afirma: “Parem com essa obsessão com apresentações. Comecem a pensar no conteúdo. Os designers tem que aceitar que o seu conteúdo vai assumir muitas formas”. Ele também faz uma referência ao mestre de artes marciais Bruce Lee: “Se você puser água no copo, ela se tornará um copo.” E fazendo uma analogia ao design responsivo: “O conteúdo é como água, ele vai assumir muitas formas, fluir em diversos recipientes, muitos dos quais nunca imaginamos […] Como os dispositivos proliferam, os consumidores vão querer o conteúdo disponível em todos os dispositivos.”

O design responsivo segue exatamente a comparação de Clark com a água. Os consumidores precisam do conteúdo em todos os dispositivos possíveis, pois a responsividade se tornou em um requisito fundamental para uma boa experiência do usuário.

Conheça as soluções para o seu projeto digital!

Saiba Mais