Design Thinking: Desde os primórdios, a vida humana é baseada em solucionar problemas. Desde as necessidades básicas, como comer, até problemas mais complexos, como solucionar uma questão financeira em um momento de crise. Sendo assim, o ser humano precisa resolver situações e problemas em quase todos os momentos da vida, e muitos deles não são nada fáceis de solucionar.

Se o ser humano é sujeito a essas situações, por que não pensar em uma nova perspectiva para resolver os problemas? Por que não pensar “fora da caixa”? Foi na resposta dessas perguntas que o conceito do “design thinking” veio à tona.

O que é Design Thinking?

Design Thinking: Uma visão para solucionar problemas

O termo “design thinking” foi popularizado por Rolf Faste, diretor da seção de design de produtos da Universidade de Stanford, que definiu o termo como uma forma de ação criativa. Mas foi no ano de 2009 que seu colega de faculdade e fundador da empresa de consultoria de design IDEO, David M. Kelley, passou a utilizar o termo como uma forma de inovação para os negócios, onde teve sua propagação para o mundo. Atualmente o interesse pelo assunto é crescente e há grande procura por palestras e workshops sobre o tema.

Design thinking, uma metodologia que aborda de forma criativa os problemas e desafios em busca de soluções inovadoras, centrada na experiência do consumidor – como no processo de Design UI/UX. Design thinking é definido como uma ferramenta de inovação, que se beneficia da criatividade para estabelecer soluções e da razão para prover soluções adequadas.

O conceito é baseado na concepção dos métodos utilizados pelos designers para gerar soluções, adaptando esses métodos para uma abordagem estratégica com objetivo de obter resultados inovadores. O proceso de design thinking pode ser divido em 3 etapas:

  • Imersão: É a parte do processo onde o problema é entendido com referência em pesquisas e análises do target. É no processo de imersão que as necessidades e expectativas do cliente são concebidas e o público-alvo é estudado em profundidade.
  • Co-criação: A co-criação é a parte do processo onde os envolvidos no processo criativo se juntam para realizar brainstorming, criar e desenvolver soluções inovadoras, baseadas no processo de imersão, que podem gerar resultados no futuro.
  • Prototipação: É a parte do processo onde as ideias e soluções discutidas na co-criação são colocadas no papel. Protótipos são feitos para a experimentação e materialização das ide

A utilização do design thinking é benéfica pois tem custo baixo e possibilita o surgimento de ideias inovadoras e novas soluções.

Conheça as soluções para o seu projeto digital!

Saiba Mais