Em Outubro de 2015, o Facebook começou a testar o novo recurso de sua plataforma: as Reações. O novo recurso do Facebook – desenvolvido como extensão do botão “Curtir” – tem o objetivo de dar as pessoas maneiras mais apropriadas de compartilhar uma resposta à uma publicação do Facebook de maneira rápida e fácil, afirma a Central de Ajuda ao Anunciantes do próprio Facebook.

A Central de Ajuda aos Anunciantes também publicou uma lista do que as Reações vão significar para aos anunciantes:

  • As métricas que incluírem curtidas nos relatórios de anúncios também incluirão as Reações. No entanto elas não serão separadas como Reações individuais.
  • Os anunciantes que quiserem ver um desmembramento das Reações poderão fazê-lo apenas nas informações de suas páginas.
  • As reações são tratadas da mesma forma que as curtidas na veiculação dos anúncios (por exemplo, Reações com “Amei” não têm mais peso do que as curtidas no leilão).
  • Assim como não é possível remover uma curtida, não é possível remover uma reação.

Reações

As reações são as seguintes: Curtir, Amei, Haha, Uhu, Uau, Triste ou Bravo.[/caption]O novo recurso está sendo implementado gradualmente, por isso são poucos usuários que estão habilitados para uso das Reações. A nova ferramenta é basicamente um modo melhor de se expressar e comunicar, conseguindo passar a emoção correta que o usuário sente ao visualizar uma postagem em seu feed.

Foi visando otimizar a experiência do usuário que o Facebook implementa a nova ferramenta. Para os anunciantes e fan pages corporativas, As Reações serão ótimas ferramentas para analisar o desempenho de um post com mais precisão, já que os usuários representarão um feedback mais preciso ao invés de apenas um “curtir”.

Quem nunca passou por aquele momento constrangedor, onde um amigo posta no feed uma notícia triste e você é “obrigado” a “curtir” a tristeza dele em demonstração de apoio? Em um futuro próximo esse constrangimento vai desaparecer com a implementação total das Reações.