Após o processo de criação de wireframe – uma representação de baixa qualidade do projeto – é recomendável que haja o desenvolvimento de um protótipo navegável, baseado no wireframe já criado.

O que é o protótipo navegável?

Diferente do wireframe que é estático, o protótipo navegável é a tradução do projeto digital (site, aplicativo ou sistema) em média qualidade de fidelidade onde há interação com o usuário. O protótipo simula a interação final do projeto, maximizando o entendimento e localização de templates e páginas, reproduzindo a experiência de interface e usuário. É conveniente ser muito similar ao projeto final para propor uma experiência muito semelhante ao usuário.

O protótipo navegável é a evolução do wireframe, incluindo cores, fontes, imagens e o dinamismo requisitado. É a fase onde o cliente faz suas considerações e dá o seu veredito, mostrando o caminho que o protótipo deve seguir, podendo fazer modificações no modelo.

 Por que utilizar um protótipo navegável em um projeto digital? 

Como a utilização de wireframes, desenvolver um protótipo navegável é indispensável para o projeto. O protótipo viabiliza:

  • Vivenciar as interações e o conteúdo contido na interface pelo usuário.
  • Simular as interações do projeto final.
  • Testar a acessibilidade da interface no pré-desenvolvimento.
  • Uma forma mais comprometida de documentação do design.
  • Uma interface tangível e objetiva.
  • Feedback do cliente em relação à navegação.
  • Feedback do cliente em relação à responsividade.

O teste de usabilidade é um ponto muito importante no desenvolvimento de um projeto digital, e a ferramenta que traduz melhor a interatividade e usabilidade do projeto é o protótipo navegável. Descobrir o nível de experiência do usuário é vital para o sucesso do projeto e o alcance das metas pretendidas. O protótipo também viabiliza a avaliação de pontos onde há uma fraca compreensão, restabelece o feedback visual e auditivo do conteúdo contido na interface e localiza e repara interações que podem influenciar em possíveis erros.

Conheça as soluções para o seu projeto digital!

Saiba Mais