As ferramentas de marketing digital estão mudando e ficando cada dia mais eficazes. A variedade de tecnologias disponíveis não para de crescer, mas o email marketing ainda é o rei do ROI (Retorno sobre o Investimento). A relevância do email marketing pode ser medida em diversas empresas de diferentes setores. Afinal, 92% dos adultos que estão online usam emails, sendo que 61% deles o utilizam diariamente.

Mas quais são os pré-requisitos para ter melhores resultados? Que práticas podem garantir que sua estratégia de email marketing dará certo?

1) Use um serviço de email marketing:

Usar um serviço de email marketing tem inúmeros benefícios: você pode acompanhar os seus resultados, segmentar suas listas, personalizar seus emails, enviar auto-respostas, e muito mais. Uma boa escolha seria o Oracle Responsys, plataforma robusta que permite trabalhar com segmentações personalizadas para cada perfil de cliente.

2) Segmente seu público-alvo:

Todo bom profissional de marketing sabe (ou deveria saber) que é essencial agrupar seus leads em grupos:é a regra número um de uma boa prática de email marketing. Considere agrupar os contatos por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros.

É muito provável que os seus contatos estejam em diferentes estágios da jornada de compra, então você deve fornecer diferentes tipos de informação para cada um deles. Dados indicam que uma segmentação correta aumenta suas taxas de abertura de email, cliques e retenção de clientes.

3) Construa um calendário editorial:

Para ter certeza que sua estratégia de email marketing vai dar certo, você deve ter um calendário de planejamento. Estabeleça as datas de envio das campanhas, marque datas importantes como feriados e data comemorativas, defina seus objetivos, organize suas prioridades e agende tudo. Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo do início ao fim.

4) Personalize seus emails:

Existem inúmeras pesquisas comprovando que personalizar seus emails garante maiores taxas de abertura. Mas personalizar significa ir além da linha de assunto e da saudação.

Pesquise o melhor horário para enviar os emails, crie listas segmentadas de acordo com os interesses de seus clientes, invista tempo em criar personas: somente assim você terá a certeza de que os seus clientes receberão emails customizados de acordo com suas especificidades. Personalizar seu email marketing é uma das mais importantes boas práticas de email marketing.

5) Pense bem na linha do assunto:

Embora pareça simples e até óbvio, muitos profissionais de marketing não dão a devida importância ao assunto do email. Ela pode influenciar (e muito) as suas taxas de abertura. A primeira regrinha a se seguir é que seja breve: a linha de assunto não deve ter mais que 50 caracteres.

6) Não esqueça do design:

O design tem papel fundamental na hora de prender a atenção do cliente. Portanto, escolha sua fontes, templates e layouts cuidadosamente. Tenha o cuidado de não usar fontes muito pequenas que dificultam a leitura. Evite cores muito brilhantes, mas não esqueça de manter um certo contraste entre as cores do seu layout, as fontes, o fundo, as imagens e o CTA.

7) Use o preheader:

O preheader é o preview da mensagem que pode ser visualizada em alguns provedores de emails, especialmente em smartphones. Os preheaders ajudam a aumentar a taxa de abertura pois mostram para o cliente do que se trata o e-mail. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, mantenha seus textos curtos e interessantes. Mais uma vez, não mais do que 50 caracteres.

8) Use palavras de impacto:

Algumas palavras tem maior efeito no email marketing. Estude seu público-alvo e saiba quais tem mais chances de funcionar com sua audiência. Enquanto isso, aposte em termos como: gratuito, aumentar resultados, ofertas, novas, economize, imediato, etc.

9) Inclua links nas suas imagens:

Seu email deve ser interativo, e uma boa maneira de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir que o seu cliente saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada link. Com isso, você terá taxas de cliques maiores!

10) Tenha sempre um CTA:

O CTA é quase que obrigatório nos seus emails. É ele quem vai levar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do email. Não esqueça de deixar espaços em branco ao redor do botão, facilitando sua visualização e aumentando a probabilidade de cliques.

11) Inclua texto alternativo no CTA:

Aqui vale a mesma regra usada para as imagens no corpo do email (nº 15). Como geralmente o CTA é uma imagem, ele poderá não ser visualizado corretamente em alguns leitores de email, então trate de criar um texto alternativo também para o CTA.

12) Use redes sociais para promover URLs de Opt-In:

Lembre-se de tirar proveito das suas redes sociais para promover o conteúdo dos seus emails e ganhar mais assinantes. Poste o conteúdo do seus emails nas suas paginas de Facebook e Twitter, por exemplo, perguntando aos seus seguidores se eles já estão cadastrados para receber os seus emails. Convide-os a assinar sua newsletter e para receber novidades e benefícios exclusivos.

13) Envie um email para seu novo assinante nas primeiras 24 horas:

Aproveite a oportunidade e envie um email para novos assinantes nas primeiras 24 horas depois de seu cadastro. O nome da sua empresa provavelmente estará fresco na mente do seu contato, e essa é uma boa hora para deixar aquela boa impressão.

14) Teste seus emails antes de enviá-los:

Quando seu email estiver pronto, lembre-se de testá-lo antes de enviá-lo para sua lista de contatos. Infelizmente nem todos os emails são visualizados da mesma forma e diferentes provedores de email promovem diferentes experiências para seus usuários. Para garantir que está tudo OK, faça um teste!

Você pode testar manualmente, enviando o email para diferentes provedores ou usar um serviço de email para te ajudar. A maioria das plataformas de email marketing oferece esse recurso e facilita o trabalho para você. Essa é uma dica crucial e uma boa prática de email marketing essencial para o sucesso dos seus esforços.

15) Relacione o seu email a uma landing page:

Esse é um dos conselhos mais importantes, mas que muitas vezes não é seguido. Criar landing pages relacionadas ao seu email marketing vai te ajudar a continuar o processo de conversão de leads. O email marketing e a landing page devem falar a mesma língua, criando uma experiência valiosa para o seu cliente.

16) Use testes A/B:

Se a sua taxa de conversão está deixando a desejar, considere utilizar testes A/B para testar diferentes formatos para suas campanhas.

Experimente versões diferentes de CTAs, layouts, imagens e linhas de assunto. Envie o teste para sua lista de contatos e analise os resultados cuidadosamente, desde taxas de abertura e cliques até conversão. Testes A/B são uma ótima maneira de estudar e entender os gostos e preferências de seu público-alvo..

17) Entre em contato com assinantes inativos:

Já pensou em criar mensagens específicas para assinantes inativos? Esqueça emails promocionais e foque em emails com conteúdo relevante com títulos como “veja o que você perdeu” e “últimas notícias”. Inclua CTAs para estimular o reengajamento e tente a estratégia de dar algo de graça para trazê-los de volta.

18) Dê atenção à frequência de envio:

A frequência em que você envia os seus email é extremamente importante para o sucesso da sua estratégia de email marketing. Analise suas taxas de abertura de email e veja qual o melhor horário para envio.

Veja o que melhor funciona para a sua audiência. Um email por semana? Dois? Tenha cuidado para não enviar emails demais (isso pode irritar o cliente) ou em espaços de tempo muito espaçados (isso pode fazê-lo esquecer de você). Encontre o equilíbrio perfeito e maximize seus resultados.

19) Use palavras-chave:

Você sabia que também pode tirar proveito do uso de palavras-chave nas suas campanhas de email marketing? Tente usar palavras-chave que interessem a sua audiência e aumente suas chances de ter o seu email aberto. Um boa dica é publicar o conteúdo da sua newsletter (com palavras-chave) no seu site, assim você também pode aumentar o tráfego do site através do SEO.

20) Reenvie emails que não foram abertos:

Reenviar emails que não foram abertos pelos seus clientes pode ser uma boa ideia. O seu cliente pode não ter lido o seu email por diversas razões, então talvez seja válido tentar de novo.

Mas nada de mandar o mesmo email: mude o assunto, acrescente palavras como “última chance” ou “lembrete”. Dê uma atualizada no conteúdo. Ele possui algum dado novo, interessante, alguma nova estatística que possa ser acrescentada? Cheque o horário de envio. Se você mandou o email pela manhã, que tal tentar enviar à noite desta vez?

21) Use conteúdo gerado pelo usuário:

Usar conteúdo criado pelo usuário pode alavancar sua estratégia. Peça aos seus clientes que criem conteúdo interessante e atraente, e inclua-os em suas campanhas de email marketing. Existem inúmeras maneiras de fazer isso: crie concursos, solicite reviews, imagens, vídeos, etc. Você pode criar campanhas específicas para promover esse conteúdo, integrá-lo com suas redes sociais e ganhar mais assinantes.

22) Acompanhe e analise seus resultados:

Qual a sua taxa de abertura? Cliques? Conversão? Em outras palavras, você está acompanhando e analisando os seus resultados? Se você não acompanhar o que está acontecendo com os seus emails, não saberá o que está fazendo de certo e errado. É necessário avaliar os resultados para, então, melhorar sua estratégia de email marketing e conversão de leads.

Grande parte dessas dicas são fáceis e simples de serem implementadas. Com um pouco de esforço e muita criatividade, você pode criar ótimas campanhas de email marketing e aumentar suas taxas de abertura, cliques e conversão. 

Fonte: E-mail Manager

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