Então, o que está acontecendo em 2019? Aqui estão cinco previsões de banco de dados:

1. Automação de Manutenção de Banco de Dados Acelerará

Muitas tarefas rotineiras de gerenciamento de banco de dados já foram automatizadas nos últimos anos. Nos próximos anos, os bancos de dados tradicionais locais estarão competindo em implantações nativas da nuvem. E cada vez mais, essas implantações nativas em nuvem serão bancos de dados autônomos com gerenciamento de banco de dados sem as mãos livres.

Então o que isso quer dizer? 

As responsabilidades evoluirão para menos envolvimento do ambiente físico e do banco de dados real, mas mais envolvimento com o gerenciamento e o uso dos dados. À medida que fica mais fácil gerenciar os dados, os próprios dados se tornarão mais valiosos à medida que se tornar mais fácil de usar. Este será um momento emocionante à medida que as carreiras avançam e se ajustam à paisagem em constante mudança. Você já pode ver isso hoje, com a popularidade de trabalhos como cientista de dados e engenheiro de dados. 

2. Segurança de banco de dados se tornará cada vez mais importante

Grande surpresa, certo? Ou talvez não. Infelizmente, ouvimos as manchetes sobre violações de segurança o tempo todo. Ameaças à segurança se tornarão mais comuns à medida que outros jogadores perceberem o valor dos dados e como eles podem transformá-los em vantagem própria. E quando dizemos mais comum, queremos dizer isso. Um recente Relatório de Ameaças da Oracle prevê que o número de eventos de segurança aumentará 100 vezes até 2025.

Simplesmente não é mais possível que os humanos detectem, correlacionem, analisem e abordem todas as ameaças de maneira oportuna. Então, o que os profissionais de TI podem fazer sobre isso? Muitos deles estão se voltando para soluções autônomas. O monitoramento e a auditoria autônomos podem identificar muitos problemas e ameaças no banco de dados. Ele pode monitorar as configurações do serviço de nuvem, notificar os DBAs sobre as alterações e impedir a alteração da configuração, permitindo que os profissionais de TI restaurem as configurações aprovadas a qualquer momento.

Quando você tem um Banco de Dados Autônomo que usa aprendizado de máquina para detectar ameaças e interrompê-las, é mais fácil confiar nos especialistas em segurança da Oracle enquanto explora maneiras de extrair mais valor dos dados para ajudar a obter melhores resultados de negócios.

3. Padrões para confiabilidade, disponibilidade e desempenho do banco de dados subirão

A confiabilidade, a disponibilidade e o desempenho do banco de dados sempre foram importantes e, em 2019, continuarão sendo assim. O gerenciamento de dados autônomo levará esses recursos para o próximo nível. Por exemplo, os recursos de aprendizado de máquina do Banco de Dados Autônomo podem corrigir automaticamente os sistemas no momento em que as vulnerabilidades são descobertas. O gerenciamento autônomo de dados melhorará o tempo de atividade e também aumentará a segurança.

Isso significa que os padrões ficarão mais altos. No passado, às vezes conseguimos nos culpar com erro humano. Mas essa desculpa realmente não passa mais quando existe uma opção autônoma.

No entanto, mesmo que as correções de software sejam aplicadas automaticamente em segundo plano e todas as ações sejam auditadas, os DBAs ainda terão que monitorar os logs da trilha de auditoria unificada e executar ações de acordo, se necessário.

4. O volume de dados continuará explodindo

Com o crescimento dos dados – bem, todos nós vimos os inúmeros gráficos e gráficos detalhando a explosão de dados das mídias sociais e vídeo e IoT e milhares de outras fontes que não eram comuns até 10 anos atrás.

Esse tamanho de dados não é um fator importante quando se considera a produtividade dos DBAs, mas importa quando você pensa no número de instâncias e na variedade de marcas e versões de bancos de dados.

Isso é algo que, cada vez mais, os DBAs precisarão pensar – como gerenciarão todos esses dados de maneira eficiente? Será um forte fator para migrar para a nuvem, porque a maioria dos bancos de dados em nuvem pode ser provisionada em 40 minutos ou menos, em comparação com semanas usando os métodos antigos no local.

5. Provisionamento de banco de dados se tornará ainda mais automatizado

No mundo atual, 95% dos DBAs ainda criam e atualizam manualmente os bancos de dados. Mas o provisionamento automatizado de banco de dados está se tornando mais popular à medida que melhora a cada nova iteração. Com a dimensão de ajuste de desempenho que o Oracle Autonomous Data Warehouse já oferece e os novos recursos de indexação automática para o Banco de Dados Autônomo, o provisionamento automatizado de banco de dados se tornará ainda mais fácil para os DBAs.

À medida que os dados aumentam e a necessidade de análise orientada por dados aumenta, os DBAs precisarão ajudar as empresas a obter dados mais rapidamente para atender às demandas de negócios. 

Saiba Mais