O uso de tecnologias de automação de atendimento como chatbots e IA – inteligência artificial, ainda não eram fortes opções de empresas com uma forte central de atendimento com mais de 100 agentes trabalhando em conjunto para atender os clientes. Porém, como uma virada de chave, a realidade mundial mudou e fomos obrigados a adaptar a forma como nos relacionamos e isso vale também para o universo dos negócios.

Empresas tiveram que moldar seu atendimento, reduzir equipes e priorizar aquilo que consideravam mais importante, o cliente. Com toda a mudança trazida pela pandemia, os clientes tornaram-se mais exigentes e, muitos dos que nunca tinham feito uma compra online, por exemplo, passaram a fazer. Só no primeiro semestre de 2020 o e-commerce bateu recorde de crescimento, com 47%, segundo dados da pesquisa Webshoppers, realizada pela E-bit|Nilsen. Esse cenário só nos mostra que empresas, que antes não apostavam nas facilidades tecnológicas de atendimento, tiveram que adaptar-se com rapidez para não ficar para trás e esse cenário não será diferente em um momento pós pandemia.

Mesmo com as centrais de atendimento tendo cada vez mais suporte de softwares de automação e inteligência artificial, esse ainda era um assunto pouco discutido em empresas mais tradicionais e acostumadas com processos menos automatizados, porém, como citamos acima, as empresas se viram frente a um cenário que forçou-as a apostar em novas formas de levar seu negócio. 

Vale ressaltar que hoje, no mercado, existem diferentes softwares e soluções que minimizam os impactos trazidos com esse novo cenário, apoiam os agentes de vendas na conversão e melhoram a relação do cliente com a sua marca. Quando falamos em chatbot, podemos citar o Oracle Digital Assistant, por exemplo. O software permite criar interfaces de conversação para aplicativos em nuvem e on-premise que podem ser implementadas em vários canais, incluindo web, celular, alto-falantes inteligentes e plataformas de mensagens populares. 

Com ele, é possível desenvolver mais rapidamente com ferramentas de desenvolvimento visual, autoaprendizagem supervisionada e análise avançada de bots incorporada. Comece com habilidades empresariais predefinidas ou crie novas habilidades de chatbot para satisfazer requisitos exclusivos.

O melhor, é que o Oracle Digital Assistant pode integrar-se com demais soluções da Oracle Cloud, como é o caso do Oracle Right Now. A solução combina experiências de web, social e contact center para entregar ao cliente o melhor atendimento. Para que não haja atrito durante a jornada do cliente, o Right Now entrega aos agentes de e-mail, telefone ou chat, todos os pontos de interação do cliente dentro do seu site, facilitando a tratativa e evitando questionamentos excessivos ao cliente. 

Assim como o Digital Assistant, o Right Now, integra-se facilmente com outros softwares disponíveis no parque de soluções da Oracle. Com isso, você cria uma experiência perfeita, sem atritos e de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente. 

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