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A pesquisa da (Abcomm) apontou que houve um aumento de mais de 100% nas vendas online e tráfego de usuários em sites de diversos segmentos, além do mais, durante os meses de pandemia em (Março – Maio de 2020), houve um crescimento de mais de 100 mil novos e-commerces – vale lembrar que anteriormente essa quantidade era em torno de 10 mil. Mas como aproveitar esse momento de mudanças e grande número de usuários para aumentar as vendas no seu e-commerce?

Confira alguns passos importantes para te ajudar a divulgar o seu negócio online, atrair usuários, capturar leads e nutrir essas pessoas usando ferramentas com tecnologia e segurança! 

Mas antes das dicas, lembre-se de mapear quais canais funcionam para divulgação do seu negócio. Além do aumento de usuários navegando no ambiente mobile, aumentou também a concorrência orgânica e paga em todos os canais.  

Vale conferir o seu Plano de Negócio e Brandbook para entender qual tom de voz deve ser usado em cada canal, qual a melhor maneira de atrair o seu público e como se comunicar com cada persona com uma comunicação segmentada e direcionada. No universo digital, para chamar a atenção dos usuários é necessário saber como se comunicar de maneira personalizada e humana, pois estamos nos comunicando com pessoas.  

Aproveitando o máximo do seu e-commerce ou site.

Para divulgar o seu e-commerce, lembre-se de planejar as campanhas de maneira individual, separando cada canal de divulgação. Esse planejamento inicial irá te ajudar muito nas análises dos relatórios mensais, justamente para transformar os dados em valor.

O primeiro passo para manter o aumento constante de visitantes é manter a boa experiência de navegação do começo ao fim de maneira omnichannel/ multicanal, fazendo com que o usuário se sinta no mesmo ambiente na plataforma mobile e desktop. Da construção de um site com rolagens simplificadas ao e-commerce com sistema de pagamento em um clique, essas ações sem dúvida tornam a experiência agradável e aumentam o LTV “Life Time Value” dos clientes para seu negócio. 

O Mobile commerce, que são as vendas realizadas smartphones e outras plataformas online representa mais de 9,7% das compras no Brasil em 2019 (Sebrae). E mais de 56% das transações são originadas de smartphones (E-commerce Brasil). Por isso fica clara a importância de um e-commerce responsivo e com bom funcionamento mobile. 

1 – Tenha destaque entre tanta concorrência direta e indireta.

Seguindo a teoria da pirâmide de necessidades de Maslow, podemos analisar que, mesmo que exista um aumento significativo em visitas e criação de lista de desejos em lojas online, a quantidade de compras por impulso diminui bastante em períodos de pandemia. Por isso é importante ter condições de pagamento facilitadas, divulgar os diferenciais da sua marca e produtos em relação aos concorrentes e estar atento à qualidade na entrega. 

2 – Você conhece bem o seu público? Qual a qual a frequência de compra? 

Mesmo que o volume de transações seja menor neste período, em algum momento esse interesse pelo seu produto será convertido em venda. Não deixe de mostrar que o seu produto ou serviço está disponível para compra no momento em que o cliente desejar. Um entendimento da base a partir do mapeamento do seu comportamento online é uma das formas mais assertivas para aumentar a conversão.

3 – Use ferramentas robustas para facilitar o seu trabalho e manter o controle. 

Em média 50 mil empresas possuem loja online (Fonte: Instituto Startups), além do mais, as empresas estão intensificando os programas de fidelidade entre o público e a marca.

Por isso é fundamental investir em ferramentas de integração para o seu e-commerce, elas garantem a captura dos dados de maneira segura e ordenada. Muito além de captar dados pessoais desses leads como e-mail, telefone e gênero, é importante mapear o comportamento de navegação dentro do seu site, itens salvos na lista de desejo e itens que mais despertam interesse através de cliques. Aproveite os dados mais relevantes para usar serviços e produtos com alto engajamento como atrativos para a sua marca. 

Você já conhece o Oracle Infinity? Uma plataforma de análise digital para rastrear, medir e otimizar o desempenho e o comportamento do visitante de sites e aplicativos móveis da empresa. O aplicativo Analytics no Oracle Infinity fornece um conjunto de coleções de relatórios para explorar e gerenciar seus dados. Saiba mais como funciona neste post.

Além das ferramentas de análise mais usadas pelo mercado como o Google Analytics e SEMrush, aposte em integrações com tags seguras e avançadas, ferramentas mais robustas permitem a captura de dados mais sensíveis de maneira segura e ordenada, permitindo o processo de clusterização dos dados dos seus usuários com acompanhamento prático através de um dashboard. Investir em tecnologia para captura de dados e segurança é fundamental!

Ofereça qualidade no atendimento online. O seu CRM está preparado?

1 – Para manter a qualidade e padrão no atendimento é importante investir em ferramentas de CRM para otimização de tempo e integrações práticas. Uma boa ferramenta de CRM, além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem, interface amigável para o seu time de atendimento. E o mais importante, a segurança dos dados!

É possível ainda implementar tecnologias para melhorar o fluxo, organizar o atendimento e melhorar o relacionamento da empresa com os seus clientes por meio de uma ferramenta de CRM, como o Oracle Service Cloud (Right Now). A ADIN realizou a implementação desta ferramenta para o Grupo 123 Milhas.

Outro ponto chave para um CRM de qualidade, é oferecer para os clientes o atendimento multicanal através do SAC. Para o time comercial, é fundamental que a ferramenta centralize todas as interações dos clientes de maneira ordenada. Dados são transformados em valor quando estão agrupados e ordenados. 

Tenha como opção um CRM que suporte o grande volume de dados e em tráfego, armazenamento na nuvem e tecnologia de um único fornecedor, evitando assim a quantidade de erros durante o uso. 

2 – Agilidade interna e foco no cliente é o seu objetivo, por isso uma ferramenta robusta de CRM opera para otimização de processos internos. Tenha como opção um CRM que possibilita facilidade na análise de indicadores de áreas de diferentes níveis, fast call para call center, facilidade interna para uso de disparos de e-mail, chat para atendimento aos clientes através do SAC e também a extração de relatórios práticos. 

Essas são algumas das vantagens que uma boa ferramenta irá trazer para o seu e-commerce, possibilitando agilidade no processo interno para ter mais tempo no atendimento, garantindo melhores avaliações dos seus clientes. 

Relacionamento saudável com os leads e clientes.

1 – Os disparos de e-mail de fato funcionam, mas para gerar conversão em tráfego de usuários e transações é importante o planejamento de campanhas baseado nos públicos e fluxos personalizadas. Sabemos que existe um grande volume de disparos feitos por diversas empresas e muito spam para nos irritar. Então vale lembrar que existem pessoas por trás de um endereço de e-mail, então é fundamental se comunicar de maneira suave e clara e humanizada. 

O formato de comunicação usado pelas marcas nas redes sociais normalmente gera muitos resultados positivos, gerando engajamento e compartilhamentos. Aproveite esses formatos como referência para tornar as campanhas por e-mail mais suaves. Essa adaptação de comunicação serve para manter os seus clientes ativos, reaquecer os dormentes e encantar os novos leads. 

Com a ferramenta OracleResponsys, é fácil criar audiências e coletar dados de diversas fontes para captar informações, interagir com clientes e criar relevância. A Oracle Responsys possibilita que equipes de marketing utilizem as ferramentas para proporcionar experiências relevantes, envolver seus clientes em todos os dispositivos, canais e ciclos de vida.

Conheça o case da ADIN com o Grupo TrendFoods para implementação do Oracle Responsys.

2 – As ferramentas robustas para disparos de e-mail acompanham o seu crescimento.  Além da integração com o seu CRM, elas oferecem possibilidades para criação de códigos puros, criação de fluxos automáticos de disparo, campos personalizados, dashboard para monitoramento de campanhas e extração de dados para excel. Como o nosso objetivo é segmentar e clusterizar os dados dos leads, é importante escolher uma ferramenta que permite grandes bases de mailing e segmentações adaptadas para novas réguas de disparo.

3- Por último e muito importante, vamos te lembrar da segurança de dados seguindo as recomendações da LGPD. As boas práticas em campanhas de e-mail são a base para o sucesso nos resultados. Vale lembrar que após determinado tempo é importante validar novamente o termo de aceite pelas suas bases para os seus disparos de e-mail. Aproveite os disparos com pesquisa de satisfação e sorteio de brindes para fazer o double opt in

Dicas da ADIN

O uso de tecnologias veio para complementar o ambiente e atendimento físico de um negócio, por isso é necessário se aliar à tecnologia para aproveitar ao máximo as oportunidades no ambiente digital.

Gostou das dicas? Leia também o nosso post com 10 Dicas para um e-commerce de sucesso aqui!

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