A Abcomm apontou nas pesquisas que houve um aumento de mais de 100% nas vendas online e tráfego de usuários em sites de diversos segmentos em 2020, mas como aproveitar esse grande número de usuários para aumentar as vendas?

Veja alguns passos importantes para divulgar o seu negócio online, atrair usuários, capturar leads e nutrir essas pessoas usando ferramentas de marketing digital que transformam os seus dados em valor! 

Mas antes, é importante estar atento aos canais que funcionam para divulgação do seu negócio. Com todo esse aumento de pessoas online, aumenta também a quantidade de empresas divulgando os seus produtos e serviços de maneira orgânica e paga. 

Vamos começar pelo bom e velho Plano de Negócio e Brandbook, justamente para entender qual tom de voz deve ser usado em cada canal, qual a melhor maneira de atrair o seu público e como se comunicar com cada persona, sem planejamento as suas campanhas ficaram perdidas entre os concorrentes. A primeira dica é planejar as ações de maneira individual por canal, assim é mais fácil identificar quais ferramentas serão necessárias para transformar os dados de cada campanha em valor. 

O seu e-commerce com máximo de performance.

Para manter o aumento constante de visitantes no seu e-commerce é fundamental uma boa experiência de navegação do começo ao fim de maneira omnichannel/ multicanal, fazendo com que o usuário se sinta no mesmo ambiente na plataforma mobile e desktop. Da construção de um site com rolagens simplificadas ao e-commerce com sistema de pagamento em um clique, essas ações sem dúvida tornam a experiência agradável e aumentam o LTV “Life Time Value” dos clientes para seu negócio. 

Vale lembrar que o Mobile commerce, que são as vendas realizadas por meio de aparelhos móveis via browsers e aplicativos, representam mais de 9,7% das compras pela internet no Brasil em 2019 (Sebrae). Mais de 56% das transações são originadas de smartphones segundo pesquisas do E-commerce Brasil. Por isso é tão importante ter um e-commerce responsivo e com bom funcionamento mobile.

1 – Saia na frente dos concorrentes diretos e indiretos 

A teoria da pirâmide de necessidades de Maslow mostra que o consumo é feito de forma sequencial e por importância de necessidades humanas, mesmo que exista um aumento significativo em visitas e na criação de listas de desejos, a quantidade de compras por impulso diminui bastante em períodos de crise mundial. Por isso é importante apelar para condições de pagamento facilitadas, diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes e qualidade na entrega. 

Para boas estratégias com governança de dados, fica mais fácil de identificar os hábitos de consumo do público, e maneiras para manter esses leads ativos. Lembre-se que em algum momento esse interesse pelo seu produto será convertido em venda, então não deixe de mostrar que o seu produto ou serviço está disponível para compra no momento certo! 

2 – Mantendo o controle com apoio de boas ferramentas.

Com o aumento no tráfego de pessoas online, é fundamental investir em ferramentas de integração para o seu e-commerce que garantem a captura dos dados de maneira segura e ordenada. Muito além de captar dados pessoais desses leads como e-mail, telefone e gênero, é importante mapear o comportamento de navegação dentro do seu site, itens salvos na lista de desejo e itens que mais despertam interesse através de cliques. 

Investir em tecnologia para captura de dados e segurança é fundamental! Além das ferramentas de análise mais usadas pelo mercado como o Google Analytics e SEMrush, aposte em integrações com tags seguras e avançadas, ferramentas mais robustas permitem a captura de dados mais sensíveis de maneira segura e ordenada, permitindo o processo de clusterização dos dados dos seus usuários com acompanhamento prático através de um dashboard. 

Tenha um CRM de qualidade com integrações eficazes.

Para manter a qualidade e padrão no atendimento é fundamental investir em ferramentas de CRM para otimização de tempo e integrações práticas. Uma boa ferramenta de CRM, além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, também oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem, interface amigável para o seu time, opções para exportação de relatório e o mais importante, a segurança dos dados dos seus leads e do seu negócio

Outro ponto chave para um CRM de qualidade é oferecer para os clientes o atendimento multicanal através do SAC. Já para o seu time é fundamental que a ferramenta centralize todas as interações de um único cliente de maneira ordenada, afinal, dados são transformados em valor quando estão organizados. 

A ferramenta Oracle Service Cloud – RightNow é muito usada para atuar na gestão interna com agilidade e SAC com padrão de qualidade. Além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, a ferramenta que também é conhecida como Oracle CX Service, oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem com criptografia de ponta a ponta, interface amigável para o seu time, opções para exportação de relatório e o mais importante, a segurança dos dados dos seus clientes e do seu negócio. 

Para otimizar e manter o padrão de qualidade na área do SAC, a ferramenta oferece a possibilidade de atendimento multicanal aos clientes com praticidade. Internamente a ferramenta centraliza todas as interações de um único cliente de maneira ordenada, agilizando a operação do time e garantindo dados ordenados. 

Para acompanhar o crescimento do seu negócio, a Oracle CX Service é uma ferramenta robusta que suporta o grande volume de dados em tráfego interno e externo, garantindo armazenamento na nuvem com segurança e tecnologia Oracle, que é reconhecida mundialmente pela qualidade, arquitetura amigável para o time operacional, facilidade de integração com diversas ferramentas Oracle e garantia de segurança dos dados. Esse conjunto de soluções e tecnologias Oracle, garantem o mínimo de erros e maior agilidade para o seu time operacional. 

Como o objetivo do CRM é oferecer agilidade interna e foco no cliente. Lembre-se que um bom CRM precisa acompanhar o crescimento do seu negócio, possibilitando diversas integrações para análise de dados e operações feitas com segurança. Tenha como opção um CRM que suporte o grande volume de dados em tráfego, armazenamento na nuvem e tecnologia de um único fornecedor, evitando assim a quantidade de erros durante o uso. 

Essas são algumas das vantagens que uma boa ferramenta irá trazer para o seu e-commerce, possibilitando agilidade no processo interno para ter mais tempo no atendimento, garantindo melhores avaliações dos seus clientes. 

Relacionamento saudável com os seus leads por e-mail

De fato os disparos de e-mail funcionam e geram muita conversão em tráfego de usuários e transações. Mesmo com o grande volume de disparos feitos por diversas empresas e muito spam para irritar os leads, não podemos esquecer que são pessoas por trás de um endereço de e-mail, então é fundamental se comunicar de maneira suave e manter a relação com os seus leads, que são pessoas, de maneira clara e humanizada. 

A linguagem e tom usado pelas marcas nas redes sociais normalmente gera muitos resultados positivos quando feito da maneira certa e para as personas certas. Então que tal aproveitar esse formato para inovar os disparos de e-mail também? Muito além de layout responsivo e atrativo. A linguagem usada e réguas de conteúdo para disparo precisam ser atrativas e atualizadas. Isso serve para manter os seus clientes ativos, reaquecer os dormentes e capturar novos leads. 

1 – A importância da segurança de dados LGPD.

Com tantos disparos de e-mail e tantas segmentações de bases de mailing, não podemos esquecer das boas práticas em campanhas. Esteja ciente de que os dados dos seus leads estão seguros e protegidos, além de seguir a LGPD, evitando problemas jurídicos para sua empresa. Após determinado tempo é importante validar novamente o termo de aceite pelas suas bases para os seus disparos de e-mail. Você pode aproveitar disparos com pesquisa de satisfação e sorteio de brindes para fazer o double opt in. Fazendo isso, além de seguir as diretrizes recomendadas pela LGPD, você também consegue identificar os leads ativos na sua base e fazer novas segmentações. 

2 – Ferramentas robustas para disparos de e-mail acompanham o seu crescimento.  Além da integração com o seu CRM, uma boa ferramenta para disparos de e-mail oferece possibilidades para criação de códigos puros, criação de fluxos automáticos de disparo, campos personalizados, dashboard para monitoramento de campanhas e extração de dados para excel. Como o seu objetivo é segmentar e clusterizar cada vez mais os seus leads, fique atento às ferramentas que permitem grandes bases de mailing e segmentações adaptadas para novas réguas de disparo e carrinhos abandonados.

Dica da ADIN

1 – Se você tem campanhas de Google Search/ Adwords ativas, tenha até 10% da verba destinada a campanhas no formato DSA (Anúncios dinâmicos), essa recomendação é feita pelo próprio Google, pois esse formato de anúncio gera automaticamente palavras-chave na primeira e segunda linha de acordo com a pesquisa feita pelo usuário, sendo dinâmico. Já o texto final, é você quem define. 

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