O que vem a sua cabeça quando falamos em CRM e automação? Já discutimos aqui anteriormente sobre os benefícios que campanhas de e-mail marketing podem trazer para sua estratégia geral, disparos feitos com estratégia e apoio de boas ferramentas, geram muita conversão em tráfego de usuários e transações. 

Aliar a sua ferramenta de CRM aos fluxos de automação de e-mail é fundamental para manter uma relação humanizada e mais próxima com os seus leads, pois os dados e informações obtidos através do CRM irão servir para estruturar fluxos de disparo de e-mail mais assertivos. Confira nossas dicas chave para acertar na sua estratégia de e-mail marketing!

Tenha um bom CRM para integrações otimizadas 

Para manter o relacionamento saudável com os leads e causar uma boa impressão com os novos é importante ter estratégias bem definidas, assim como público e persona segmentados por estágio de interesse e tempo de vida na sua base. Por isso vamos reforçar, sem planejamento e objetivos claros, a sua marca não será lembrada a longo prazo e o LTV “Life Time Value” dos clientes será muito curto. 

Para manter a qualidade e padrão no atendimento é fundamental investir em uma ferramenta de CRM para otimização de tempo e integrações práticas. Uma boa ferramenta de CRM, além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, também oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem, interface amigável, opções para exportação de relatório e o mais importante, a segurança dos dados dos leads e do site ou e-commerce.  

Outro ponto chave para um CRM de qualidade é oferecer para os clientes o atendimento multicanal através do SAC. Já para o seu time é fundamental que a ferramenta centralize todas as interações de um único cliente de maneira ordenada, afinal, dados são transformados em valor quando estão organizados. 

Um bom CRM precisa acompanhar o crescimento do seu negócio, possibilitando diversas integrações para análise de dados com segurança. Tenha como opção um CRM que suporte o grande volume de dados em tráfego, armazenamento na nuvem e tecnologia de um único fornecedor, evitando assim a quantidade de erros durante o uso. 

O foco de uma ferramenta robusta de CRM é otimização de processos internos para melhorar o atendimento aos seus clientes. Tenha como opção um CRM que possibilita facilidade na análise de indicadores de áreas de diferentes níveis, fast call para call center, facilidade interna para uso de disparos de e-mail, chat para atendimento aos clientes através do SAC e também a extração de relatórios práticos. 

Essas são algumas das vantagens que uma boa ferramenta irá trazer para o seu e-commerce, possibilitando agilidade no processo interno para ter mais tempo no atendimento, garantindo melhores avaliações dos seus clientes.

A nossa dica chave é investir na ferramenta número 1 e mais usada pelo mercado global. O Oracle Service Cloud – RightNow oferece segurança e todas essas funções essenciais para o atendimento e operação de qualidade. 

Entendendo a integração entre o CRM e o Marketing  

Com o seu CRM Oracle Service Cloud – RightNow em operação, está na hora de fazer a integração com o Marketing! Essa integração é importante para alimentar a sua ferramenta de marketing por e-mail com os dados clusterizados e segmentados em tempo real, a partir desse cruzamento de dados será muito mais fácil efetuar disparos de e-mail para as bases de mailing certas. 

A nossa recomendação é usar a ferramenta Oracle Responsys como ferramenta para criação de fluxos integrados e disparos de e-mails. Além de ser uma das ferramentas mais usadas mundialmente, o Oracle Responsys acompanha o crescimento do seu negócio e crescimento constante da base de leads justamente por ser uma ferramenta completa para estratégias de remarketing por e-mail. Além da integração com o Oracle Service Cloud – RightNow, o Oracle Responsys possibilita a criação de códigos puros, o que garante melhores KPIs em relatórios de análise das suas campanhas. 

Com ela também é possível a criação de fluxos automáticos e integrados de disparo de e-mail, campos personalizados no subject, dashboard para monitoramento de campanhas e extração de dados para excel e outras ferramentas para governança de dados. Muito além da criação de novas réguas de disparo e criação de fluxos para carrinhos abandonados, a ferramenta permite a análise detalhada dos dados clusterizados, e junto a isso fazer a criação de fluxos integrados e otimizados. Essa inteligência e tecnologia, permite manter os seus leads aquecidos através de segmentações e fluxos assertivos e personalizados.  

Além da integração simplificada com o CRM, é possível usar dados do CRM para criar campanhas variadas, desde um e-mail marketing básico até mensagens personalizadas sofisticadas. A ferramenta também possibilita o uso de recursos integrados de testes A/B, inteligência preditiva integrada e as principais ferramentas de capacidade de entrega de e-mail. Com ela você também pode criar campanhas promocionais básicas ou estratégias de marketing multicanal sofisticadas, enviando milhões de e-mails ou SMS para os seus clientes em alguns minutos. A Oracle Responsys é usada e reconhecida mundialmente por combinar provedores de serviços de e-mail do mercado a uma plataforma de marketing digital de nível global e tecnologias de CRM integradas ao Marketing com segurança dos dados

Dicas da Adin

Para usar todo esse poder do Marketing automation de maneira organizada você pode contar com a integração de tags e ferramentas para captura de dados. Nessa etapa a ClaraVista que faz parte do nosso grupo, irá complementar a sua estratégia de marketing digital! Além das Tags para integração segura, que garantem o cruzamento dos dados de navegação e clusterização em tempo real, a ClaraVista possibilita o uso de ferramentas para limpeza das bases de mailing, monitoramento de comportamento dos leads, distribuição por provedor, correção de domínios e proteção contra e-mails inválidos em formulários de cadastro. 

Junto à clusterização dos dados e reativação dos clientes inativos nas bases de mailing, contamos com estrutura multi IPs, mantendo a entregabilidade das suas campanhas de e-mail apartadas e com boa reputação, possibilitando funcionamento saudável das suas campanhas. Sendo uma integração com segurança dos dados e facilidade para o seu time. 

Clusterização e segmentação para fluxos de automação eficazes 

Campanhas de e-mail marketing precisam da análise constante dos KPIs e segmentação de bases a partir da clusterização de dados obtidos. Com integrações seguras feitas entre o e-commerce, site, redes sociais e CRM, é possível cruzar dados de comportamento para efetuar segmentações que geram bons resultados nas campanhas por e-mail. 

Vamos começar pelos fluxos de automação integrados ao e-commerce, newsletter com formato transacional e de boas-vindas. Na entrada desses leads é de extrema importância fazer a segmentação de interesses e dados demográficos de maneira rápida e simples. 

 Para que disparos de e-mail com grade de produtos e serviços não sejam cansativos para os leads já segmentados, é importante mesclar esses disparos aos conteúdos institucionais sobre a sua marca, conteúdos de nutrição que se aproximem dos interesses dessa base de leads, e disparos com curiosidades sobre mais produtos direcionados a esse grupo de pessoas (leads). 

Outra ação muito eficaz para economizar nos disparos de e-mail, melhorando a reputação com o servidor e provedor e reduzindo o CPD (Custo por Disparo), é apostar em fluxos de automação integrados. Esses fluxos integrados são construídos a partir de interesses agrupados, após essa etapa as bases segmentadas irão receber e-mails os mesmos e-mails, mas agrupados por similaridade. 

Essa estratégia de agrupar disparos por interesses evita o excesso de disparos de e-mail, melhora a reputação com os servidores e provedores, melhora a taxa de entregabilidade e ajuda na divulgação de itens complementares. 

Boas práticas para campanhas de e-mail marketing 

1 – Esteja ciente de que os dados dos seus leads estão seguros e protegidos, além de seguir a LGPD, evitando problemas jurídicos para sua empresa. Após determinado tempo é importante validar novamente o termo de aceite pelas suas bases para os seus disparos de e-mail. Você pode aproveitar disparos com pesquisa de satisfação e sorteio de brindes para fazer o double opt in. Fazendo isso, além de seguir as diretrizes recomendadas pela LGPD, você também consegue identificar os leads ativos na sua base e fazer novas segmentações. 

2 – Após algum tempo é importante se certificar que a base de inativos está devidamente segmentada para o reaquecimento. Para isso podem ser usados os disparos com pesquisa de satisfação junto a sorteios ou cupons de desconto atrativos. Esse formato de disparo também ajuda na reputação com o servidor e provedor justamente por fazer a base de mailing interagir respondendo o seu e-mail ou clicando nos links disponibilizados. 

3 – Sempre utilize ALT nas imagens

A descrição do que está aparecendo nas imagens além de ser utilizada pelos servidores e provedores para leitura do seu disparo, ajuda leitores deficientes visuais. 

Leia também o nosso post sobre Customer Experience: oportunidades de uma experiência integrada aqui

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