E-mail marketing e machine learning? SIM!
Criar assuntos que cativem o cliente e que o façam abrir um e-mail pode não ser tarefa fácil, ainda mais para os profissionais de marketing, que trabalham diariamente com a criatividade, pensando no que pode funcionar ou não em uma campanha de e-mail marketing. Sendo assim, optar por ferramentas que facilitem a decisão de forma analítica, garante o bom desempenho das ações e melhores resultados ao time de marketing. Muitos profissionais optam pelos testes A/B e multivariados, mas já imaginou se você pudesse utilizar tecnologias que prevêem os resultados das suas campanhas?
Nesse post, traremos a importância do uso de machine learning na produção e desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing que engajam e entregam a comunicação ideal ao público da sua empresa. Confira nos próximos parágrafos como o Oracle Responsys facilita a criação de assuntos e pre-headers que convertem com base em dados analíticos de campanhas anteriores.
Como testar os assuntos de e-mail marketing com machine learning?
O recurso Subject Line Prediction – parte do Advanced Intelligence for Oracle Responsys – usa um algoritmo para analisar seu assunto, prever taxas de abertura e sugerir melhorias. Com a ferramenta, você visualiza diversas opções de assunto e consegue escolher a melhor, para que os destinatários recebam apenas a versão com melhores resultados.
Isso significa que os usuários do Oracle Responsys agora podem visualizar previsões de assuntos usados em cada campanha por e-mail antes da implantação. O recurso disponibiliza uma coleção de insights para ajudá-lo a otimizar suas campanhas com base no assunto. Alguns dos insights são:
- Descubra se o assunto é “bom” ou “ruim”
- Taxa de abertura prevista e o aumento em comparação com a taxa de abertura média
- Frases-chave que provavelmente terão impacto no assunto
- Sugestões sobre quais aspectos do assunto funcionaram e não funcionaram
- Assuntos parecidos com o que você colocou, a partir dos dados históricos de campanhas anteriores.
Como funciona?
A implementação de ciência de dados do recurso Predição de linha de assunto contém duas partes: a fase de aprendizado, que acontece nos bastidores, e a fase de previsão.
Durante a fase de aprendizagem, o algoritmo considerará os dados de campanhas anteriores presentes em sua conta e mostrará assuntos “bons” e “ruins” com base em suas taxas de abertura. Em seguida, o algoritmo analisa as palavras e frases em cada assunto e constrói um modelo de classificação.
Depois de um modelo criado, o Responsys recomendará assuntos semelhantes ao que você escreveu a partir dos dados históricos, juntamente com sua taxa média de abertura. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a obter informações sobre o desempenho de assuntos parecidos usados anteriormente. Além disso, o Responsys fornece informações sobre as frases de melhor desempenho junto com a taxa de abertura média e a frequência de uso. Isso facilita a escolha de palavras com alto desempenho que você pode usar na elaboração de novos assuntos, bem como a frequência com que foram usadas.
Os destinatários muitas vezes não imaginam como um assunto de e-mail é importante e quanto os profissionais de marketing dedicam tempo a eles. O Responsys, além de garantir sucesso em campanhas de e-mail marketing, é um software poderoso dentro das soluções em CX da Oracle.
Com ele, é fácil criar audiências e coletar dados de diversas fontes para captar informações, interagir com clientes e criar relevância. A Oracle Responsys possibilita que equipes de marketing utilizem as ferramentas para proporcionar experiências relevantes, envolver seus clientes em todos os dispositivos, canais e ciclos de vida.
Com o Oracle Responsys é possível criar uma jornada de compra auto-dirigida e impulsionar maiores taxas de conversão, complementando a gestão tradicional de campanhas.
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