O e-mail marketing é uma forma poderosa de comunicação, tornando-se um dos principais canais para geração de leads. Na verdade, há 658 bilhões de e-mails enviados para todo o mundo por dia e 7,6 milhões de e-mails enviados a cada segundo. No entanto, quantos desses e-mails são atraentes, relevantes e dirigem a um Call to Action (CTA)?

Kim Barlow, Diretor de Serviços Estratégicos e Analíticos para EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da Oracle afirma que a vida está ficando cada vez mais difícil para as empresas. É necessário se esforçar para manter a credibilidade de uma marca, fornecendo conteúdo relevante ao invés de enviar e-mails em massa que atingem o filtro de spam. “O importante é que, desta vez, alcançar a caixa de entrada do seu target se tornou algo vinculado à reputação e engajamento”.

O desafio se torna ainda maior. Os ISPs (Internet Service Provider) estão trabalhando duro para tornar experiência da caixa de entrada cada vez melhor e, por isso, tem um papel ativo na proteção de seus clientes para que não recebam e-mails indesejados ou não solicitados.

Cada ISP faz o seu próprio cálculo, mas se houver dúvidas com relação à reputação de uma marca isso pode gerar problemas de entrega onde o remetente pode ser bloqueado temporariamente. E isso pode levar de 2 a 3 semanas para ser solucionado. No entanto, existem fatores importantes que os ISPs buscam quando se trata de reputação e capacidade de entrega na caixa de entrada:

  • Eles olham para as marcas como um todo. Portanto, enquanto seu departamento pode estar fazendo o trabalho correto, outro departamento pode não estar e isso irá prejudicar sua marca de forma geral
  • Os principais indicadores de reputação são as armadilhas de spam, o volume, as reclamações e o engajamento
  • Cada endereço IP recebe sua própria reputação e os novos IPs são tratados com um maior apuração devido à falta de histórico e capacidade de entrega
  • A consistência é fundamental pois os ISPs medem a reputação ao longo do tempo
  • Os fatores levados em consideração são as interações individuais de um usuário, como abrir, clicar, percorrer e filtrar

Os consumidores levam de 2 a 5 segundos para se decidirem sobre a relevância de um e-mail e, consequentemente, decidirem se irão abri-lo ou não. Por isso o sucesso da comunicação neste canal é ter uma estratégia centrada no cliente, gerando conteúdos de impacto e que sejam efetivamente úteis para o usuário. Segmentação, títulos atraentes, tamanho do texto e monitoramento constante são algumas técnicas para garantir que todo o esforço e materiais gerados sejam descartados.