No mercado de e-commerce contemporâneo a chave para a sobrevivência do negócio e aumento na lucratividade da empresa é a opinião do cliente. Mas como obter essa avaliação do cliente?

A Oracle oferece uma ferramenta especifica para a resolução desse problema: o Maxymiser. Ela é uma aplicação que realiza testes do tipo A/B e multivariáveis de diferentes maneiras, utilizando-a podemos criar campanhas construídas com o sistema VCB (Visual Campaign Builder) para aqueles que não possuem conhecimentos técnicos em linguagens de programação, bem como também podemos criar campanhas utilizando códigos HTML, CSS, JavaScipt e Renderer que é uma língua de programação própria do aplicativo baseada em JS.

Utilizando o VCB o time de marketing, UX, Web design e outros membros da empresa podem editar conteúdo nas páginas do site utilizando o esquema que permite que você clique nos elementos HTML que você deseja alterar e configure-o usando uma das muitas opções do Visual Campaign.

Esse tipo de teste oferece um modelo de etapas, passos para completar o seu teste de maneira eficaz, onde você deve definir a URL onde sua campanha irá rodar, o conteúdo onde nele selecionamos as variantes com as alterações de elementos, as ações que serão mensuradas nesse teste, o público alvo e as condições de segmentação e por último a revisão de todos os detalhes da campanha.

Além do VCB, existem a MaxTest Campaign e a Master Campaign, elas permitem testes mais elaborados que requerem programação, esses tipos de testes são recomendados para a equipe de TI. As do tipo Master podem conter sub campanhas afim de realizar outros testes associado a uma outra campanha principal.

A ferramenta nos oferece um ambiente de homologação antes de publicar o nosso teste, que é a QA Tool, onde por ela podemos visualizar as variantes, criar conjuntos de experiências do usuário, obter informações sobre as pessoas que visualizar as campanhas, dentre outras funcionalidades voltadas a verificar a qualidade.

 

Mas para que fazer isso?

Suponhamos que você tenha um e-commerce, e que você queira mostrar a sua home com um banner de boas vinda apenas a novos visitantes, e desses novos clientes uma mensagem especifica para as pessoas que são de cada estado especifico.

Com o Maxymiser utilizando uma campanha multivariável, seja ela construída pela VCB ou pela Maxtest, é possível personalizar todos estes elementos e segmenta-los adequadamente para cada região, afim de melhorar a experiência do usuário navegando dentro do seu site.

A ferramenta também oferece boas opções de relatórios para visualizar o desempenho de cada campanha, onde por esses dashboard podemos mapear as preferências do cliente e o seu comportamento dentro site.

O aplicativo também pode ser integrado com outras ferramentas da Oracle, como o Oracle Responsys por exemplo, permitindo que os testes sejam feitos também em e-mail marketing utilizando o melhor das duas ferramentas.

Mediante as informações tratadas anteriormente, podemos concluir que o Oracle Maxymiser é a ferramenta ideal para teste A/B ou multivariáveis, seja em desktop, tablet ou mobile dependendo de sua versão de assinatura.