Os programas de ciclo de vida do Responsys são compostos de campanhas múltiplas e que usam diversos canais para engajar os consumidores à longo prazo.

Por exemplo:

  • Ao invés de mandar um email aos novos inscritos com um simples “Bem-vindo à nossa lista de email”, mande 3 emails, em um período de 3 semanas, introduzindo os produtos ou serviços e oferecendo descontos e promoções especiais ao consumidor, disponíveis apenas para os novos inscritos.
  • Se um cliente clicar em um link e não houver a conversão, alguns dias depois dispare um outro email ou uma mensagem para o celular do cliente com um conteúdo mais específico sobre o produto que o cliente estava interessado.
  • Depois da compra de um produto, pergunte ao cliente via email, redes sociais ou mensagem de celular para obter uma avaliação para o web site ou para compartilhar a experiência nas redes. Dispare um email ou alerta mobile para o cliente sempre que outro usuário também avalie o produto.

Oracle Responsys

Mas quais canais se adequam melhor para cada programa de marketing? O Responsys integra os canais de acordo com as preferências do consumidor.

Os canais usados precisam ser determinados de acordo com as preferências e o comportamento do consumidor. Por exemplo, usuários que frequentemente compram via mobile site ou navegam via 3G ou 4G talvez recebam as campanhas via mobile ao invés de um email convencional. Usuários que frequentemente usam as redes sociais, talvez recebam mais campanhas de redes sociais do que os outros inscritos. Canais e conteúdo são simplesmente modos de estratégia de segmentação baseados nos dados mais recentes do consumidor. Como canais emergentes desenvolvem uma melhor tecnologia e ganham um aumento na adesão, as empresas deveriam ter versões de cada canal para todo o seu ciclo de vida de marketing, campanhas e programas.

Como utilizar o Responsys no meu projeto digital?

Saiba Mais

Fonte: http://pt.slideshare.net/alex_abbott/responsys-cross-channel-lifecycle-marketing