Vimos no último artigo a introdução do guia que a Oracle Responsys publicou, focando nas estratégias de design para a otimização da experiência do consumidor e o aumento da abertura de e-mail em dispositivos móveis. Vamos agora a segunda parte: Responsys: Estratégias de Design Móvel – 3 tipos de otimização para dispositivos móveis.
E-mails otimizados para dispositivos móveis
O que é?
Um HTML para e-mail especialmente programado para ser visualizado em smartphones modernos (largura mínima de 320 px).
Destaques e considerações
- Uma abordagem híbrida fornece uma boa experiência para a maioria dos consumidores;
- Mais fácil para lidar com a fase do programa existente – Responsys (RI Suite)
- Restrições de design mais flexíveis;
- Processa em tamanho reduzido (zoom out);
- E ainda reduz o espaço para o índice.
Simplifique.
O que fazer?
- Deixar as margens mais limpas e de modo claro;
- Usar gráficos e imagens para facilitar no entendimento da peça como um todo;
- Remover elementos não essenciais.
Por que é importante?
Usuários móveis estão sempre em movimento e são multi-tarefas. Mensagens que são simples, claras e ordenadas serão mais efetivas.
Simplifique a rolagem.
O que fazer?
- Divida as mensagens de forma clara em blocos;
- Utilize blocos concisos;
- Crie um fluxo com headers e imagens;
- Crie padrões para criar demanda;
- Incentive o consumidor com conteúdo após os blocos.
- Inserir elementos de rolagem semelhantes à sites mobile.
Por que é importante?
Manter a atenção e o interesse do consumidor é um desafio. Os layouts podem ser organizados para encorajar sondadas rápidas enquanto há a coleta de informações chave.
Simplifique o clique.
O que fazer?
- Criar botões e links largos;
- Adicionar preenchimentos entre os blocos;
- Desenvolver blocos clicáveis
Por que é importante?
Ao pressionar um touch screen, o dedo humano precisa de mais espaço para clicar com precisão do que um mouse. Designers precisam conceder um maior espaço, o suficiente para clicar com precisão quando estiver no modo de zoom out.