Qual é o resultado que você espera com uma campanha de e-mail marketing? Existem diferentes respostas para essa pergunta, mas a questão é: como saber o que, de fato, funciona ou não de acordo com o público, segmento de atuação e o que você está oferecendo? Um dos maiores desafios dos profissionais de marketing é garantir que uma ação tenha a eficácia planejada com o time, para isso, existem algumas técnicas que podem ajudar na hora de decidir o que fazer, como são os casos dos testes A/B e multivariados. 

O que são testes A/B e multivariados? 

Os testes A/B e multivariados são métodos de análise desenvolvidos para fornecer insights, testando diferentes versões de um ativo digital para entender qual deles traz melhores resultados. Essa é uma prática comum nos times de marketing, principalmente no que diz respeito ao lançamento de novos produtos no mercado ou em campanhas de mídias digitais, como é o caso do e-mail marketing. Eles fornecem dados importantes sobre a interação dos usuários com o que está sendo lançado e facilita a escolha daquilo que for melhor para sua estratégia. 

Os testes A/B te permitem determinar quais ações serão tomadas e quais alterações devem ser consideradas para que o lançamento da sua campanha ou do seu produto seja um sucesso. O teste multivariado permite que você teste diferentes campanhas simultaneamente e identifique quais elementos em cada uma delas foi melhor aceito pelo público, podendo mesclar informações montando uma campanha mais assertiva. 

Quais são os benefícios dos testes A/B e multivariados? 

Compreenda com quem está falando

Quando você utiliza os testes A/B e multivariados de maneira inteligente com seu público, fica mais fácil de compreender com quais mensagens eles interagem mais e quais são os gatilhos mentais mais atraentes para eles. Além disso, como esses testes são feitos com um grande número de pessoas, é possível identificar padrões de comportamento e definir novas estratégias a partir disso. 

 

Integre o trabalho de toda a equipe

São das discussões que saem as melhores ideias? Sim, mas desde que elas não atrapalhem o processo de lançamento da sua campanha. Ao optar por uma ferramenta de teste A/B ou multivariado, você sintetiza todos os resultados de forma clara e os números falam por si, diminuindo os atritos e provando com dados quantitativos quais campanhas têm a melhor adesão do público. 

 

Faça ajustes adequados

O que os testes A/B e multivariados mais nos oferecem são insights do que funciona ou não em uma campanha, o melhor é que eles podem ser usados para testar qualquer elemento da sua ação, seja layout, conteúdo, promoções, preços, cores ou botões. O melhor é que, ao utilizar uma ferramenta para fazer esses testes, você passa a considerar pontos que talvez tenham passado despercebidos anteriormente, como por exemplo, cruzar elementos de uma campanha em outra, melhorando a performance e remontando um material com qualidade e força para o público. 

Tempo + esforço = grande recompensa

Os resultados desses métodos de teste podem gerar taxas de resposta mais altas para seu CTA, direcionando mais tráfego para seu site ou página de destino, bem como convertendo mais leads. Embora possa demorar mais para colocar as campanhas no ar, é melhor não se apressar e obter resultados ruins. Em vez disso, crie tempo no cronograma de sua campanha de marketing para usar testes A / B e multivariáveis. 

Como colocar isso em prática de forma automatizada? 

O processo de testes A/B e multivariados pode ser demorado se depender de um trabalho manual, por isso, contar com uma ferramenta que possibilita a automação desse trabalho é a melhor opção para os times de marketing trabalharem com agilidade e assertividade, como é o caso do Oracle Maxymiser

O Oracle Maxymiser fornece aos profissionais de marketing recursos de teste, para que eles possam determinar o que funciona em seus sites e aplicativos e para quais visitantes devem apresentar suas campanhas e produtos. Os profissionais de marketing podem  testar diferentes experiências  para diferentes segmentos ou públicos para ver o que gera mais visualizações, cliques e compras.

Quando se trata de otimização, o Oracle Maxymiser permite que os profissionais de marketing personalizem o site ou a experiência do aplicativo para pessoas diferentes. Pense na otimização como a implementação de experiências vencedoras de testes e o uso de dados desses testes para ajudar a impulsionar a personalização. Uma experiência otimiza1’da do cliente tem funcionalidade e conteúdo personalizado, e o Oracle Maxymiser ajuda um profissional de marketing a tomar decisões baseadas em dados para determinar qual conteúdo fornecer e de que forma. 

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