A Inteligência Artificial e suas implicações, analisando o segundo tópico, mudarão a maneira com que vivemos e que um futuro harmônico entre homens e máquinas nos aguarda.

Mas é no terceiro ponto que vou aqui focar, já que estou seguro que o maior bem de uma empresa está em seus dados. Pessoas, dinheiro e clientes vêm e vão, mas os dados, que não param de ser gerados, ficam para sempre. Cada vez mais geramos mais dados e a curva de crescimento vai ser cada vez mais exponencial.

A grande riqueza de qualquer empresa está aí. É como se fosse uma mina, onde, primeiramente há que se acreditar que existe potencial nela, depois escavar em busca do material nobre e por fim lapidá-los. E como em qualquer mina, há muito material a ser descartado.

Na sua empresa:

Os dados das empresas estão dispersos em dezenas de origens distintas. São os dados do ERP aqui, do CRM ali e dos demais sistemas satélites acolá, sem contar com aquele legado que muitas vezes é considerado um estorvo. São diversas minas, que sozinhas têm valor, mas com potencial de enriquecimento, se trabalhadas juntas.

Ambientes tradicionais de tecnologia mantém os dados em silos, não integrados ou pouco integrados, gerando muitas verdades sobre a mesma informação. É comum que relatórios diferentes apresentem números distintos, mesmo tendo o mesmo objetivo.

Integrar os dados significa buscar uma única verdade dentro da empresa e a criação de uma mina com maior potencial.

Quanto mais integrados os dados, maior a riqueza da informação. Isso não quer dizer que análises de dados de um único sistema não trarão resultados satisfatórios, até porque as ferramentas de análise permitem que diferentes origens de dados possam ser utilizadas dentro delas nas análises, pelo uso de conectores.

A escavação e a lapidação, ou análise de dados, se dá pelo uso de ferramentas que chamamos genericamente de Analytics, e que inclui desde análises de números de vendas a busca de Insights para o negócio a partir de análises complexas com apoio de cálculos estatísticos avançados e Inteligência Artificial.

Felizmente essas ferramentas utilizam tecnologias em nuvem (também disponíveis no modelo tradicional), o que permite começar pequeno, talvez como poucos dados de poucos sistemas e ir crescendo, com mais espaço de armazenamento e poder de processamento, conforme os resultados vão aparecendo.

Independente de qual seja sua área de atuação, acredite do poder dos dados. Como resultado de análises com ferramentas de última geração e que estão disponíveis para sua empresa, mesmo você acreditando ser pequena demais para tal, é possível criar um futuro de sucesso.

Comece hoje mesmo, desafie os dados e conheça mais sua empresa, saiba quem são seus clientes atuais e potenciais.

Quer saber como aplicar uma estratégia inteligente com dados? Saiba mais